mercredi 6 mars 2013

A arte de Jurandir Negão

Jurandir Negão é um escultor autodidata de 37 anos, que reside na cidade de Cruz das Almas (Bahia).
 

Esse colosso, de uma notável simpatia, esculpe o metal e tem como tema preferido: as divindades do candomblé.
Na vida 'real', Jurandir é mecânico, o que pode explicar a escolha duma técnica baseada na recuperação.

 Oxumaré
 
O que me chama imediatamente a atenção nas suas obras é a impressão de "Vida". Ele consegue dar aos seus personagens uma força fora do comum, seja numa representação de movimento ou estática. Outra coisa a observar é o senso do detalhe : ele presta uma atenção particular aos acessórios dos Orixás (colares, pulseiras,...), "mais reais do que a realidade".
O tratamento do metal, com efeitos dourados, arranhões,.. é igualmente muito interessante. Eterna descoberta !
 


Finalizo com o meu desejo de possuir o "Panteão completo" apesar da falta de espaço em minha casa. Aconselho a todos que se apressem, como eu, porque tenho certeza que em breve Jurandir merecerá realmente  o seu apelido de "Celebridade" (por enquanto, ele é principalmente conhecido como um dos candidatos a vereador do municipio de Cruz das Almas) e se igualará em notoriedade com Tati Moreno, o autor dos famosos orixás do "Dique do Tororó" em Salvador.
 
Oxossi

Jurandir tem também projetos de monumentos para a sua cidade mas, por enquanto, esses projetos não foram aceitos pelos politicos da mesma. Que pena !
Enquanto esperamos, podemos ver uma de suas esculturas (monumental) da estrada que liga Cruz das Almas a Governador Mangabeira (situada na entrada de um terreiro de candomblé).
Para descobrir as obras recentes (e por que não adquerir um Oxalá e uma Iemanjá ?) deve se procurar sua oficina que funciona também como atelier (ou o contrário?) na entrada da cidade.
 

 


Anote o numéro !

Aucun commentaire: